Aikido. Uma verdadeira arte marcial voltada para a paz interior, a paz do planeta e para o auto conhecimento. O caminho do equilibrio é a tradução praticamente literal da palavra japonesa Aikido. Uma arte que mistura várias artes marciais milenares, que vieram se desenvolvendo desde a Índia antiga (em torno de 5.000 anos atrás) até o Japão atual.

Baseada em movimentos circulares e em torções, o Aikido desenvolve a paciência, a flexibilidade, a concentração e o auto conhecimento, por mostrar a nós mesmos até onde conseguimos chegar, qual o nosso limite, e, então, fazer com que possamos superá-los.

A verdadeira luta nesta arte marcial é de você com você mesmo, pois a cada keiko (treinamento) você tem um desafio, um obstáculo, que com o passar do tempo e da experiência vão se tornando fáceis e ao mesmo tempo outros desafios são criados, cada vez mais difíceis. Além disso tudo, a disciplina e o respeito são as bases para a evolução dentro desta arte.

Morihei Ueshiba O'Sensei

Gratidão ao grande mestre Ueshiba, criador das técnicas, é rotina para todo o praticante de Aikido, assim como gratidão pelos seus mestres (senseis) e pelos mais experientes (senpais).

Aikido é uma luta de paz, onde o praticante aprende apenas a se defender e a trabalhar com a energia do corpo, aprendendo a não bloquear a energia e sim trabalhá-la em cada movimento. Utilizando movimentos circulares, o Aikido envolve a energia do atacante, utilizando-a contra ele mesmo.

É a arte da paz, pois o Aikido não tem como finalidade aliminar o oponente, mas sim fazer com que ele cesse o ataque, através da dor de seu próprio golpe, com a força da sua própria energia. Assim, ele é obrigado a parar o ataque e acalmar-se, sem a necessidade de violência.

Vale a pena aprender e se dedicar a esta arte marcial. O Grande Mestre Ueshiba conseguiu desenvolver uma arte que ao mesmo tempo que exercita e treina a nossa mente e o nosso corpo, compreendemos o significado de gratidão e além de nos preparar para se defender de agressores.

Em Porto Alegre um excelente local para começar no Aikido é no Dojo Central, mantido pelo iluminado mestre Roque Vargas.

Anúncios